sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Contra a falta de/dos professores

Na EEFD, há problemas com o corpo docente. Além da falta de professores, ou seja, o quadro de docentes da escola é insuficiente para atender a demanda, também ocorrem problemas com a falta de alguns professores! Sendo assim, o CAEFD elaborou a seguinte carta de divulgação.

Contra a Falta de/dos Professores!


O momento na EEFD é complicado! Os alunos estão insatisfeitos com os problemas relacionados ao corpo docente da escola. Muitas reclamações explicitam esses problemas, como a falta de “determinados professores”, monitores ministrando aulas no lugar de professores faltosos, disciplina sem professor, etc.

Nesse semestre, conseguimos identificar de forma muito clara a ausência de alguns professores durante boa parte do período. Essa denúncia de forma alguma quer colocar os problemas em patamar de discussões pessoais. Ao contrário, temos clareza que a ausência desses professores interfere diretamente em nossa formação acadêmica de modo a prejudicá-la. Nesse sentido, reivindicamos nesse debate a qualidade da nossa formação.

A situação da EEFD reflete a situação da Universidade Publica brasileira, que, com o corte sistemático de verbas e recentemente com a aprovação e tentativa de implementação do REUNI, vive uma de suas piores fases. O nosso quadro de professores há muito já não está capacitado numericamente para atender ao seu corpo discente, a relação professor x aluno na EEFD hoje se aproxima de 1 para 26. Conseqüência dessa relação são nossas salas de aulas cheias mais do que deveriam. Essa situação exige uma resposta rápida no que diz respeito à contratação de professores.

Mas a falta de professores na EEFD não justifica a falta dos professores da EEFD! Não aceitamos que os professores deixem de dar aulas na EEFD para trabalharem em outras instituições, fazendo com que os alunos tenham sua formação prejudicada! Não aceitamos a “falta” de responsabilidade de alguns professores, que desaparecem por semanas sem apresentarem nenhuma justificativa!


Pela Contratação de professores Efetivos!


Que os professores cumpram sua carga horária!


No próximo semestre voltaremos a fazer avaliação dos Professores!


CAEFD-Gestão 2009/2010
Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Um comentário:

Ana Tavares disse...

Venho até aqui postar para demonstrar minha indignação com a falta de professores. Esse semestre (2010.1) já começou tarde, ainda teremos a Copa do Mundo (que muitos decretam feriado). Ou seja, o semestre será corrido!
Mesmo assim, os alunos de Economia se encontram numa situação mais delicada ainda. Estamos sem professores de Cálculo I.
Pior, não há data certa para que apareçam professores. TALVEZ, daqui a duas semanas.
O que causa mais revolta é a tentativa de camuflagem do problema por parte da coordenação do curso. Quando perguntada sobre a ausência de um dos professores no primeiro dia de aula, foi respondido que ele "não pôde comparecer", quando, na verdade, não havia sequer professor. (Os dois nomes presentes no SIGA estão servindo apenas de figuração)
Na quarta-feira, porém, um dos funcionários da secretaria disse o que estava ocorrendo.
Segundo eles, estamos sem professores de Cálculo do departamento. A coordenação, portanto, pediu professores do IM, que não enviou nenhum até agora.

Não sabemos se o problema está no IE ou no IM - ou em ambos. Mas sabemos que houve tempo de sobra para a resolução de tais empecilhos.
Os alunos esperam por uma solução.