domingo, 29 de novembro de 2009

Aprovaram o Plano Diretor, mas a luta contra o REUNI apenas começou

A campanha Revida, Minerva! surgiu em setembro justamente sob essa perspectiva. Com o Plano Diretor referendado pelo CONSUNI, é hora do Movimento Estudantil se organizar para convocar o corpo discente nas salas de aula e construir mobilizações nas Escolas, Faculdades e Institutos da UFRJ. Ao defendermos assistência estudantil, expansão com qualidade, melhorias da infra-estrutura, dentre outras bandeiras, necessariamente nos chocamos com o projeto de Plano Diretor da Reitoria e do Governo Lula/PT.

Desde a publicação do Decreto 6096/07, em abril de 2007, o Governo Lula/PT e as Reitorias têm atropelado as discussões e materializam o sucateamento do Ensino Superior público. Com apoio da polícia, de seguranças e até mesmo de setores governistas como a CUT e a UNE, impuseram a lógica do REUNI para os próximos anos. Na UFRJ, o protagonismo do Movimento Estudantil gerou duas ocupações de Reitoria e diversas manifestações, mas que demonstraram o limite da tática utilizada. Por que¿ As mobilizações aconteciam, mas apenas adiavam a decisão, sempre realizada pelos antidemocráticos órgãos colegiados.

No Conselho Universitário de 29 de outubro, cerca de 100 estudantes se mobilizaram para participar da manifestação contra a aprovação do Plano Diretor, projeto da Reitoria que visa submeter a UFRJ às metas do REUNI de Lula/PT. Nessa ocasião, a Sessão foi encerrada e a votação não aconteceu. Utilizando-se mais uma vez de suas conhecidas manobras, o Reitor convocou nova Sessão para a quinta seguinte, 5 de novembro. Dessa vez, o CONSUNI empurrou goela abaixo da comunidade acadêmica a aprovação do Plano Diretor, composto por diversas medidas supostamente de reestruturação e expansão, mas que essencialmente modificam o caráter da Universidade.

Certamente a luta contra o REUNI na UFRJ não terminou. Para o REUNI se concretizar, seu processo de implementação ocorre em cada uma das Unidades. Há alguns meses já alertávamos sobre essa realidade e apontávamos a necessidade e a importância da construção de lutas nas mesmas, somando as pautas específicas dos estudantes ao debate mais geral sobre concepção de Universidade. Portanto, vamos virar esse jogo, construindo as lutas e garantindo que a Minerva revide a partir de nosso apoio.

Nenhum comentário: