quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Moção de apoio à luta dos profissionais da Educação do Rio de Janeiro

A Educação Pública em nosso país tem sofrido um processo de sucateamento por conta das ações dos governos neoliberais, que atendem aos interesses de empresários, latifundiários e banqueiros. No contexto de crise econômica internacional, recursos são desviados para garantir os lucros da classe dominante e explorar ainda mais os trabalhadores e a juventude, retirando direitos, achatando salários e elaborando reformas de acordo com a orientação dos organismos internacionais.

Temos lutado diariamente nas Universidades Federais contra o REUNI de Lula/PT, componente do Plano de Desenvolvimento da Educação, que também apresenta um parco piso de R$950 para os professores e o paulatino processo de privatização da Educação Básica. Os governantes são os agentes políticos da classe dominante e possuem atualmente o apoio de instrumentos que não servem mais aos estudantes e aos trabalhadores: a UNE e a CUT.

A rede estadual de Educação do Rio de Janeiro é vítima do Governo Sérgio Cabral/PMDB, que apresenta um Projeto de Lei sem nenhum avanço para os profissionais. Ainda pior é que, diante da mobilização crescente dos educadores, Cabral é o responsável pela truculenta ação da Polícia Militar e da Tropa de Choque, que reprimiram, oprimiram e humilharam os trabalhadores na manifestação de 8 de setembro em frente à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O MOVIMENTO QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA, defensor da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade e que está ao lado das lutas dos trabalhadores, apresenta seu total e irrestrito apoio à greve dos profissionais da Educação do Rio de Janeiro bem como repudia veementemente a ação opressora de Sérgio Cabral e da Polícia Militar.

Nenhum comentário: