domingo, 20 de setembro de 2009

Doe sangue!

Sangue?! Dôo o meu, e você?*


Seja porque trabalhamos na área, ouvimos comentários, somos parentes do paciente ou somos o próprio paciente, o fato é que de uma forma ou de outra acompanhamos um dos ataques mais freqüentes: aquele sobre a Saúde. Qual a distância entre o paciente, o médico e a sociedade?

Tal assunto nos faz pensar se a carência de assistência se dá em virtude da má administração e utilização dos recursos disponíveis, a precariedade dos mesmos, a ausência de manutenção, a superlotação, os hábitos de higiene precários da população... Um entre tantos casos freqüentes pode auxiliar a esse questionamento. Segundo relatos dos familiares de um paciente internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho na Cidade Universitária:

A situação lá tá precária. Eles estão dizendo que não recebem mais pacientes para transplante porque não há comida. Está faltando comida no H.U., pode? E por falta de comida eles querem fechar um setor inteiro... Tem muita coisa estranha naquele hospital. Imagine um setor de hemoterapia só funcionar de manhã... aquela estrutura toda, cara, pra funcionar só algumas horinhas... Até o Hemorio que tem recursos estaduais funciona melhor... Enfim, essa luta é demorada. (...) Não há mais sangue O+ disponível.” Precisam urgentemente “repor o estoque do banco de sangue”.

Sangue?! Isso mesmo, o que a humanidade possui e grande parte dela pode doar. Ser um doador não dói; é uma questão de saúde, solidariedade e amor, que se materializam tornando quem doa “mais humanos” – expressão do educador brasileiro Paulo Freire. Basta um pouco de boa vontade e tempo para se deslocar ao local e sentir a alegria de quem dele precisa!

Momentos como este transformam nossa individualidade, a qual passa a ser compartilhada com outras que, embora às vezes não nos conheçam, aguardam imensamente o instante em que receberão nossa atenção, seja em forma desse tipo de doação ou até mesmo através da concessão de uns minutinhos que tivermos para visitar crianças e idosos nos leitos dos hospitais ou em orfanatos e asilos.

Façamos a nossa parte e convidemos os familiares, os amigos, os vizinhos e os colegas de trabalho para doarem juntos! Não só pensemos nisto, mas também construamos essa rede e a movimentemos entre os que estão próximos a nós. E, assim, cooperemos com a transformação dessa sociedade. Só depende de nós dar o primeiro passo, e que seja o início de muitos outros. Vamos com toda a energia diminuir a distância entre nós e os que estão internados nos hospitais! Esperamos vocês lá!


*Danielle Galante, estudante de Pedagogia da UFRJ


Confira todas as informações necessárias sobre a doação no site do HU – UFRJ (http://www.hucff.ufrj.br):


Registro

Será solicitado um documento de identidade com validade no território nacional, com foto.
Um endereço residencial com CEP e telefone de contato.
Um endereço de trabalho com telefone.
Solicitaremos que o doador leia e assine um consentimento para a doação de sangue.


Pré-triagem

Verifica-se:
- Nível de hemoglobina;
- Pressão arterial;
- Freqüência cardíaca;
- Temperatura axilar;
- Peso e altura.
Por favor, tome um copo de suco de frutas com açúcar. Isso será muito importante para ajudá-lo na reposição de líquidos.

Triagem

Neste momento uma enfermeira irá avaliar os resultados obtidos na pré-triagem, entrevistá-lo através de um questionário sobre seus hábitos, modo de vida e história médica. Todas as respostas são da maior importância, pois as perguntas foram elaboradas para proteger tanto o doador, preservando sua saúde, quanto as pessoas que receberão o sangue. Lembre-se: as respostas são sua RESPONSABILIDADE.
Sendo aceita a doação de sangue, o doador deverá levar a sua ficha até o local da doação, ou então deixar os papéis com a enfermeira.

Coleta

Chegou! Agora você vai doar um pouquinho de você para alguém que precisa muito e está em tratamento no HUCFF – UFRJ.
O profissional encarregado o encaminhará, procurará o melhor lugar para punção venosa, sempre na face anterior do seu braço, direito ou esquerdo, próximo à prega do cotovelo. Isso feito, será iniciado um processo de limpeza e desinfecção do local com uso de líquidos especiais antibactérias, seguido do uso de álcool a 70%.
TODO MATERIAL UTILIZADO É DESCARTÁVEL. NÃO HÁ RISCO DE QUALQUER TIPO DE CONTAMINAÇÃO POR DOAÇÃO DE SANGUE.
A veia do doador será puncionada com agulha diretamente ligada à bolsa onde o sangue será armazenado.
O tempo médio de coleta é de 10 minutos.
Terminada essa etapa, serão colhidas duas amostras de sangue para os testes necessários.
Será solicitada uma compressão no local da punção após a retirada da agulha, sem dobrar o braço, enquanto é finalizado o procedimento e o sangue colhido é devidamente protegido.
Será feito um pequeno curativo, no local da punção, que poderá ser retirado no próximo banho.
O doador recebe, então, uma comprovação da doação de sangue, com nome, data e número da doação.
Sentindo-se bem, o doador pode dirigir-se para o lanche.
Podem doar sangue homens e mulheres entre 18 e 65 anos de idade, com peso acima de 50Kg.
Não deve estar exposto a doenças como AIDS, as hepatites ou outras doenças transmissíveis através do contato sexual.
Os que já usaram drogas ilícitas, compartilham agulhas ou outros objetos para uso por aspiração de drogas não devem doar.
Os que recebem dinheiro ou pagam por atividades sexuais também não devem doar.
O sangue colhido será testado para vírus de hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis e AIDS.Será classificado para o tipo ABO e Rh.Os resultados serão encaminhados para o doador.O doador poderá voltar a doar sangue em 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres).

Obrigado por sua DOAÇÃO DE SANGUE.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o maior hospital universitário do estado do Rio de Janeiro. Atende a 500 leitos para internação clínica e cirúrgica e está engajado em Programas de Alta Complexidade.Entre os nossos mais importantes programas está o de Transplante de Medula Óssea e os transplantes de órgãos sólidos, como fígado, rim, coração e pulmão.


Do Serviço de Hemoterapia também sai todo o sangue necessário para o atendimento das crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), unidade própria da UFRJ.


Diariamente, são realizadas até 50 cirurgias, entre elas grandes cirurgias cardíacas, ortopédicas e vasculares, ou que demanda um volume expressivo de reserva de sangue.Para que o HUCFF esteja sempre preparado para atender a qualquer cidadão que precise dos seus profissionais é fundamental manter um estoque de bolsas de sangue que permita agilidade e segurança.


Você, hoje, presta uma importante colaboração para que tudo isso seja possível e muito bem sucedido.


Serviço de Hemoterapia.


Horário para doação de sangue:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 13:30h.
Local: HUCFF - UFRJ - Serviço de Hemoterapia, 3º andar
Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 225,
Cidade Universitária - CEP: 21941-913
Tel.: 2562-2706
E-mail: hemoter@hucff.ufrj.br

Nenhum comentário: