quarta-feira, 17 de junho de 2009

Protesto às manobras quanto à reprovação em massa em Física III

Boa Tarde,
escrevo em protesto às manobras para se abafar a questão da Reprovação em Massa em Física III.

O prazo de resposta para a decisão tomada no CEG sobre o pocesso se encerrou na sexta-feira passada. Então pedi para que a questão fosse pautada na Ordem do Dia da próxima sessão (17/06) e que, caso contrário, aceitaria explicações da PR1. Fui solenemente ignorado, e como não sou bobo nem nada, sei que foi proposital. Existe um acordinho em curso, querem mandar o processo de volta para a câmera discente. Apela-se para o personalismo da figura do Reitor para mediar uma conciliação de meia boca com os senhores feudais do Instituto de Física, que estão se lixando, vide que perpetua-se a prática da Reprovação em Massa neste período, pois das quase 20 turmas da disciplina apenas 2 obtiveram média acima de 5 na primeira prova.

A luta dos Estudantes da Escola de Química começou no período passado quando a reprovação atingiu 85% levando a organização de um processo coletivo para sanar esta mazela acadêmica de injustiça quotidiana. A Reprovação em Massa é uma prática do IF que remonta desde a Ditadura, porém foi intensificado com o inchaço da Universidade pela Reforma Neoliberal. A polêmica foi parar no CEG a despeito do conservadorismo da PR1.

A indignação dos professores do IF, por se sentirem ameaçados com a possibilidade de que alguém fosse mexer em seu quinhão, levou à renúncia do Conselheiro do IF Prof. Luiz Felipe, que trocou farpas com o Prof. Homero, que é Presidente da Câmara de Corpo Discente, que julgaria o processo. De tal maneira, para se garantir a imparcialidade do julgamento, foi criada uma Comissão Especial do CEG para o caso, que atuou de forma democrática e justa deliberando a aplicação de uma Prova Especial com banca mista que foi aprovada em Sessão. E o IF simplesmente deliberou que não aceitava e começou uma campanha de desmoralização.

E agora está em curso mais ataque à Democracia na UFRJ, o processo NÃO ESTÁ NA PRÓXIMA PAUTA DO CEG, e marcou-se uma conciliação de meia boca com a presença do Reitor, Diretoria da EQ, Diretoria do IF, PR1 e Presidência da Câmara de Corpo Discente, desrespeitando a integridade do CEG enquanto Espaço de Discussão e Plenária e passando por cima da Comissão Especial criada para o caso. Preferem fazer um acordinho fechado entre quatro paredes que mesmo que garanta a Prova Especial, não garante que os Estudantes da EQ não serão Reprovados em Massa por retaliação do IF que não admite o erro.

Abraços de Luta,
Daniel Bicalho Hoefle,
Representante Discente no CEG

Nenhum comentário: