quarta-feira, 17 de junho de 2009

Divulgado o Edital do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2010 da UFRJ

O Conselho de Ensino e Graduação (CEG) da UFRJ aprovou, na sessão do dia 10 de junho, o edital para acesso aos cursos de graduação em 2010. O novo edital já está em consonância com as regras do Ministério da Educação e utiliza o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, como primeiro passo para a inscrição no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ.

Para entrar na universidade, o candidato deve, obrigatoriamente, se inscrever no Enem e, a partir desse registro, pode se inscrever na UFRJ. A inscrição no Enxame Nacional poderá ser feita somente via Internet, através do site http://enem.inep.gov.br/inscricao.

De acordo com as novas regras, a UFRJ utilizará a soma das notas nas quatro provas objetivas do Enem (Prova I: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Prova II: Matemática e suas Tecnologias; Prova III: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Prova IV: Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e convocará os candidatos em ordem decrescente, em até quatro vezes o número total de vagas para cada opção, para realizar a segunda etapa.

Vale lembrar que a segunda etapa é de total responsabilidade da universidade e consistirá em cinco provas discursivas - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e prova de Redação, comuns a todos os candidatos -, três provas de disciplinas específicas para o grupo de cursos que o candidato escolher e o teste de verificação de habilidades específicas para determinados cursos. As questões das provas serão baseadas nos conteúdos programáticos disponíveis no site http://www.acessograduacao.ufrj.br/.

Confira o edital abaixo:


“UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Edital no 37, 15 de junho de 2009
Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2010


O Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, conforme aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação em sessão ordinária de 10 de junho de 2009 contendo orientações necessárias à realização do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação, no ano de 2010.

Art. 1. O Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ tem por objetivo selecionar alunos para os cursos de graduação da UFRJ, aferindo os conhecimentos em nível de Educação Básica – Ensino Fundamental e Ensino Médio – dos candidatos e avaliando seu potencial intelectual para lidar com conceitos e produzir conhecimentos em nível de Ensino Superior.

Art. 2. O Concurso de que trata o presente Edital será executado em duas etapas, a primeira, de caráter exclusivamente eliminatório, de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC) e a seguinte de inteira responsabilidade da Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos a ele relativos.

§1º Para concorrer às vagas oferecidas pela UFRJ o candidato deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio e, munido do numero de inscrição no ENEM, efetuar sua inscrição no Concurso de Acesso UFRJ 2010, em conformidade com as normas estabelecidas em Edital Complementar que será publicado no dia 1 de setembro de 2009.

§2º A inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio será admitida somente via Internet, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao e solicitada no período entre 08 horas do dia 15 de junho de 2009 e 23 horas e 59minutos do dia 17 de julho de 2009, observado o horário oficial de Brasília, DF, em conformidade à Portaria MEC nº 109, de 27 de maio de 2009.

§3º A UFRJ utilizará a soma das notas nas 04 (quatro) provas objetivas do ENEM (Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Prova II - Matemática e suas Tecnologias; Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias; Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias), em ordem decrescente, para convocar candidatos, em até quatro vezes o número total de vagas para cada opção (curso /habilitação) oferecida no Edital Complementar, para realizar a segunda etapa.

Art. 3º A segunda etapa prevista no Art. 2º, de inteira responsabilidade da UFRJ, consistirá de:
a) Cinco provas discursivas, cada uma delas com notas variando de zero a dez, a saber: prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e prova de Redação, comuns a todos os candidatos, e três provas de disciplinas específicas para o grupo de cursos que o candidato escolher.
b) Verificação de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Cenografia e Indumentária), Composição de Interior, Composição Paisagística, Desenho Industrial/Projeto de Produto, Comunicação Visual Design, Escultura, Gravura, Pintura, Dança, Direção Teatral, Licenciatura em Educação Artística (Artes Plásticas e Desenho), e os Bacharelados em Música e Licenciatura em Música.
Parágrafo único - As questões das provas do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ estarão baseadas nos conteúdos dos programas disponíveis no http://www.acessograduacao.ufrj.br/.

Rio de Janeiro, 15 de Junho de 2009.
Professor Aloísio Teixeira
Reitor”

Nenhum comentário: