sábado, 29 de novembro de 2008

PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Quero que relates
A pena que te cala.

Mario Benedetti
Diferentemente da citação de Benedetti, um silêncio foi imposto ao professor Gabriel Marques. Seu crime? Lutar por seus ideais.

O que se torna inaceitável é que isto ocorra num espaço que deveria defender e afirmar o livre direito de expressão, o lugar, por excelência, do pensamento – a Universidade, um local que se deseja plural e democrático. Uma pergunta se torna imperiosa: a quem interessa o pensamento único?

Sabemos que o conflito é a condição indispensável para que se alcance o conhecimento.

No ano em que tanto se investiu em eventos sobre a rebeldia dos jovens de 68, aqueles que desejavam ser realistas exigindo o impossível, tais comemorações caem no vazio diante de práticas que nos envergonham.

Não adianta tentar escamotear os fatos. Razões políticas impediram a não renovação do contrato do Professor Gabriel Marques. Ele se posicionou contra o REUNI.

Sua prática acadêmica e pedagógica em nenhum instante foi posta em questão. É um professor querido e respeitado por seus alunos e pelos pais que acompanham seu trabalho. Em que momento isto foi levado em conta para que se pudesse, de forma isenta, o avaliar?

Na história recente da universidade, em nossas assembléias, quando os professores e técnicos administrativos exerciam o legítimo direito de greve, a comunidade discente do CAp delas participava, contribuindo com cartazes ou peças teatrais em aulas públicas. “Eu adiei o vestibular”, movimento criado contra a gestão Vilhena, contou com significativa participação dos alunos do CAp. Se hoje, “as crianças” ficam “amedrontadas” com uma manifestação legítima em defesa de um docente, é algo que deve servir como objeto de reflexão para quem acredita na educação como prática da liberdade.

Professor Gabriel Marques, estamos juntos, caminhando de mãos dadas.
Prof.ª Cinda Gonda - Faculdade de Letras - Ex-diretora da ADUFRJ-SSind
Prof.ª Janete Luzia Leite - Escola de Serviço Social - Ex-diretora da ADUFRJ-SSind
Prof. José Henrique Sanglard - Escola Politécnica - Ex-presidente da ADUFRJ-SSind
Prof. José Antônio Martins Simões - Instituto de Física - Ex-presidente da ADUFRJ-SSind
Prof. Ricardo Kubrusly - Instituto de Matemática - HCTE - Ex-diretor da ADUFRJ-SSind
Prof.ª Vera Maria Martins Salim - COPPE - Ex-diretora da ADUFRJ-SSind
Prof.ª Cleusa Santos - Escola de Serviço Social - Ex-presidente da ADUFRJ-SSind

Nenhum comentário: