Entre os dias 26 e 30 de maio teremos o Plebiscito Nacional sobre o REUNI em diversas Universidades, faculdades e colégios de nosso país. Participe e ajude a mobilizar seus colegas para que ampliemos o debate sobre o futuro da Educação e acumulemos forças para defender com unhas e dentes os interesses da maioria dos trabalhadores e dos estudantes brasileiros!
Seguem abaixo as perguntas nacionais:
1) Você concorda com o REUNI, um Decreto do Governo Lula, que, entre outros ataques, acaba com a autonomia das universidades federais e as obriga a dobrar o número de alunos por professor, acabando com o ensino e a pesquisa de qualidade?
2) Você concorda com a estrutura antidemocrática dos órgãos de decisão das universidades e escolas que permite que o REUNI e outros projetos sejam aprovados sem um debate mais amplo na comunidade acadêmica?
3) Você é a favor do projeto de Fundações Estatais de direito privado que transfere para a iniciativa privada a função de administrar hospitais e instituições públicas precarizando o trabalho, reduzindo a democracia interna nas decisões, abrindo espaço para a cobrança pelo atendimento nessas instituições?
E NA UFRJ, MAIS DUAS:
4) A Reitoria da UFRJ quer aprovar no Conselho Universitário o Plano Diretor, que prevê a transferência de todos os cursos da Praia Vermelha e do Centro para o Fundão. Essa medida está a serviço da implementação do REUNI com a introdução dos Bacharelados Interdisciplinares. Para definir uma mudança assim tão grande, foi proposto à Reitoria a realização de um Plebiscito Oficial para consultar toda a comunidade acadêmica e decidir democraticamente. Você acha que a Reitoria está certa de ignorar essa exigência democrática dos estudantes e aprovar uma questão tão polêmica num espaço como o Conselho Universitário?
5) Por exigência dos estudantes, é possível que a Reitoria realize na UFRJ um Congresso Interno, no qual todas as decisões seriam submetidas ao Conselho Universitário. Para debater profundamente os rumos da nossa universidade e lutar por um projeto de educação realmente público, gratuito e de qualidade, foi proposto à Reitoria que seja realizado um Congresso Interno paritário (mesmo peso para estudantes, professores e técnico-administrativos) e deliberativo, para realmente decidir, democraticamente, a serviço do que a universidade deve estar. Você concorda com a posição da Reitoria de que este Congresso Interno não possa ser deliberativo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário