quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conhecendo a UFRJ - 14 e 15 de maio

Durante os dias 14 e 15 de maio, milhares de estudantes secundaristas passam pela Escola de Educação Física e Desportos, na Ilha do Fundão, para participar do evento 'Conhecendo a UFRJ'. Na edição de 2007, durante o evento, os estudantes da UFRJ ocupavam a Reitoria da UFRJ para reivindicar a ampliação dos debates acerca do REUNI, já que o Governo Lula pretendia colocar seu projeto de reestruturação e expansão das Universidades goela abaixo da população, com o apoio das subservientes Reitorias e do conservadorismos nas instituições! Com isso, fomos com mega-fone no evento explicar a realidade da nossa Universidade, majoritariamente omitida nas palestras realizadas.
Em 2008, organizamos a barraca do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, em frente à sala do Centro Acadêmico de Educação Física e Dança, distribuindo materiais, adesivos, jornais, conversando com os estudantes sobre a realidade cruel de sucateamento das verbas e de precarização e privatização da UFRJ e vendendo rifas para auxiliar no fortalecimento das lutas que estão por vir.
Agradecemos a participação, atenção e contribuição de todos e esperamos manter contatos para conjuntamente defendermos a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade! Em breve publicaremos um texto crítico sobre o evento e a situação da UFRJ em 2008.
Você, secundarista, que visita o nosso blog, deixe o seu recado aqui.
Sortearemos as rifas ao final do dia 15 de maio.
Saudações de luta.

2 comentários:

Viviane de Sales disse...

Em relação a UNE, porque criar outra entidade ao invés de disputar idéias políticas na que já existe?

Gabriel Marques disse...

Infelizmente, desde o início da década de 1990 a União Nacional dos Estudantes tem se afastado consideravelmente do dia-a-dia das salas de aula dos colégios e faculdades de nosso país. A corrente majoritária - a União da Juventude Socialista, do PCdoB - conseguiu consolidar um encastelamento de sua política. Através de fraudes, mudanças estruturais, esvaziamento dos debates políticos, parcerias com governantes e a Rede Globo de Televisão etc., a UNE não é mais um instrumento de luta para aqueles que defendem efetivamente a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade e que apontam para uma transformação social.
Os filmes "Que porra é essa?" e "A UNE somos nós?" demontram um pouco da realidade de seus Congressos. Desde 2007, quando o Movimento Estudantil brasileiro retomou grandes processos de lutas, a UNE não esteve presente e estava auxiliando o Governo na implementação arbitrária de suas políticas.
O novo Movimento Estudantil já está em curso há anos, por fora e contra a UNE. Por isso, é importante consolidar através de maior organicidade a nível nacional, criando uma nova entidade estudantil!