domingo, 9 de março de 2008

Olá, calouro(a), queremos te dar as boas vindas para uma nova fase que se inicia em tua vida nesse ano de 2008: o Ensino Superior. Assim como você, também somos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e compomos o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, surgido em 2005. Com o objetivo de ampliar o diálogo e fortalecer a organização do Movimento Estudantil, produzimos esse material para apresentar um pouco da atual situação de nossa Universidade e de nosso país. E, durante o próximo período, queremos contar com a tua participação nas reuniões, festas, atividades culturais e manifestações para integrarmos os estudantes e defendermos a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Bem-vindo(a)!

Calouro: Passei para UFRJ! Ih... Quem é você?
Minerva: Bem-vindo, calouro. Sou a Minerva.
Calouro: Minerva, mas o que é isso?
Minerva: Sou filha de Júpiter e deusa da Sabedoria, da Arte e da Guerra. Aqui na UFRJ eu sou seu símbolo.
- Hum, interessante, estou muito animado para começar as aulas, conhecer a Universidade, mas preocupado com assuntos que ouvi falar por aí...
- Que tipo de assuntos?
- A respeito dos problemas existentes; você sabe alguma coisa em relação a eles?
- Pois é, calouro. De uns tempos para cá, não só a UFRJ, mas toda a educação tem sido sucateada e privatizada.
- Sucateada? Privatizada? Como isso acontece?
- Na verdade, tudo isso é um processo. O Governo Federal corta verbas, favorece as instituições particulares, congela os salários dos servidores, seguindo as regras neoliberais e os mandos de organizações como o FMI e o Banco Mundial.
- Nossa, eu estudei isso no cursinho pré-vestibular. Mas isso nos atinge? Parece tão distante...
- Atinge e muito! Para você ter uma idéia dos problemas que ouviu falar, não temos Bandejão há mais de 15 anos, o Alojamento Estudantil só comporta 504 estudantes e encontra-se em situação precária, temos carência de bolsas acadêmicas e de assistência estudantil, criam-se cursos pagos a cada dia e por aí vai.
- Pagamento na Universidade Pública?
- Sim, essas são as conseqüências da Reforma Universitária que o Governo Lula segue implementando. Já criou Pro-Uni, transferindo verbas públicas para as instituições particulares; o ENADE, que avalia as Univer- sidades a partir de critérios mercadológicos; Decreto das Fundações, várias vezes envolvidas com desvio de verbas...
- Mas que absurdo! E ninguém faz nada?
- Lembra da influência do neoliberalismo? Pensamos cada vez mais no nosso umbigo e isso precisa mudar. No último semestre, centenas de estudantes se mobilizaram contra o REUNI, um Decreto que o Governo lançou para as Universidades condicionando o envio de verbas à sua adesão.
- Decreto? Assim que funciona a política para a educação? Onde está a entidade dos estudantes? No meu colégio tinha o Grêmio.
- Ah, a União Nacional dos Estudantes (UNE), de uns tempos para cá, está afastada da realidade das lutas em defesa da educação. Só quer saber de fazer carteirinha e de defender o que o Governo Lula/PT mandar, como a Reforma Universitária e esse Decreto! Já estão sendo chamados de ‘Juventude do Mensalão’...
- Nossa, e podemos modificar essa situação?
- Ano passado, os estudantes comprovaram que a UNE está realmente falida. Ocuparam dezenas de Reitorias para lutar contra o REUNI. A UNE, na UFRJ, se infiltrou na manifestação para defender o Decreto, tumultuar e agredir os manifestantes que estavam em defesa da Educação. Em 2004, houve o surgimento da CONLUTE para organizar as lutas por fora da UNE burocratizada. Agora, está em discussão a construção de uma nova entidade estudantil para unificar a luta nacionalmente e obter vitórias concretas para a juventude.
- Poxa, gostei muito dessa conversa, mas agora tenho que fazer a matrícula e voltar para casa. Obrigado pelas informações.
- Não precisa agradecer e não deixe de se informar e participar. A UFRJ precisa de você.
- Com certeza. Nos vemos nas lutas.

O Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa está nas lutas para a construção do novo Movimento Estudantil e em defesa da Universidade Pública. Junte-se a nós!

Entre em contato conosco: QUEMVEMCOMTUDONAOCANSA@YAHOO.COM.BR
Comunidade no ORKUT: Quem Vem Com Tudo Não Cansa. Praia Vermelha: Gabriel (96552144); Leila (86779746). Fundão: Vivian (81637190); Patrícia (93298102); Daniel (99215530); Luiz (81323758)

Nenhum comentário: