segunda-feira, 17 de março de 2008

Aos estudantes de Pedagogia da UFRJ

CONVENÇÃO DE CHAPA PARA O CAPED 2008
QUARTA-FEIRA, 19/03, ÀS 18H
Ponto de Encontro: em frente ao CAPED

Aos estudantes de Pedagogia – UFRJ

Mal se inicia o semestre letivo e um conjunto de tarefas e atividades já requer nossos desdobramentos para manter acesa e ativa a participação dos estudantes. Os estudantes da UFRJ se encontram com uma nova diretoria do DCE; a Faculdade de Educação está sob nova Direção; o Governo Federal endeusa seu Programa de Aceleração do Crescimento propagandeado pela mídia às vésperas das eleições municipais; os cortes de verbas para a educação prosseguem e os desafios para a resistência são enormes etc.

No ano de 2007, os estudantes brasileiros protagonizaram uma retomada de lutas a nível nacional. Por conta dos abusivos Decretos e da precarização do ensino, passeatas, greves e ocupações de Reitoria em Universidades estaduais, federais e privadas recolocaram o Movimento Estudantil em cena privilegiada.

Essa situação se refletiu de maneira positiva no curso de Pedagogia da UFRJ, onde observamos uma retomada da presença efetiva do Movimento Estudantil de luta no dia-a-dia da Faculdade de Educação. Mesmo com um sólido afastamento da última diretoria do Centro Acadêmico, passadas em sala de aula, distribuição de materiais, realização de Assembléias e participação nas discussões sobre o REUNI etc. fizeram parte da nossa realidade e culminou com a presença de dezenas de estudantes do curso em quatro chapas para as eleições do DCE Mario Prata, situação não vista há muitos anos.

Agora, encontramo-nos às vésperas do processo eleitoral para a nova diretoria do Centro Acadêmico Professor Paulo Freire – Pedagogia da UFRJ. Para além de uma simples disputa por cargos, os debates propiciados pelos estudantes materializam diferentes concepções de Sociedade, Universidade e de Movimento Estudantil. Discussões acerca das mudanças curriculares de nosso curso, da Reforma Universitária privatizante sendo imposta aos trabalhadores e estudantes, da calamitosa situação na qual se encontra o sistema educacional de nosso país bem como a atual inoperância por conta da falência da União Nacional dos Estudantes enquanto defensora dos interesses dos estudantes e da emergente necessidade de construção do novo Movimento Estudantil estão na pauta do dia e devem ter um posicionamento concreto por parte daqueles que pretendem contribuir para o fortalecimento da entidade representativa do corpo discente do curso de Pedagogia da UFRJ.

Passadas em sala de aula, distribuição de jornais e informativos, criação de lista de discussões e de uma ferramenta virtual como um blog ou sítio, presença crítica nos fóruns deliberativos, participação nas atividades do Movimento Estudantil da UFRJ (como as reuniões do DCE e Conselho de CAs) e nacionalmente (Fóruns e Encontros Regional e Nacional de Estudantes de Pedagogia) bem como construindo uma nova concepção de Movimento Estudantil, por fora e contra a UNE e defendendo a manutenção do caráter público, gratuito e de qualidade ao lutar contra a fatiada Reforma Universitária e o atropelado e dissimulado REUNI: essa deve ser a realidade do novo CAPed durante 2008, bastante diferente do que temos observado nos últimos períodos.

Portanto, é imprescindível que seja construída uma chapa que aglutine o máximo de estudantes interessados em organizar coletivamente para a conquista de vitórias concretas ao nosso redor. Uma convenção de chapa deve ser convocada para a construção coletiva de um Programa e dos materiais de divulgação!

Por Um Novo Amanhã na Pedagogia,

Gabriel Rodrigues Daumas Marques
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Nenhum comentário: