domingo, 28 de novembro de 2010

VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança

Na última década o número de faculdades de dança no Brasil triplicou, crescendo, assim, as pesquisas sobre o assunto. No entanto, a difusão e as trocas dos resultados desses estudos ainda são tímidas. O “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ” busca mudar esse cenário, promovendo um importante espaço para a divulgação das produções artístico-acadêmico-científicas vinculadas às atividades do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). 

Com isso, as comunidades acadêmica e não-acadêmica têm acesso a tudo aquilo que é pesquisado e criado nos cursos de graduação, além de abrir espaço para pesquisadores de outras instituições e demais áreas do conhecimento. O evento vem fomentando o debate e a troca de informações entre pesquisadores, sendo eles alunos, professores ou convidados, bem como tem tentado estreitar os laços entre a UFRJ e o público em geral. 

Maria Alice Motta, uma das coordenadoras, ressaltou a importância do Seminário: “Um evento desse porte e que reúne em uma única edição teoria e práxis é importantíssimo não só para a UFRJ – por corroborar com o tripé ensino, pesquisa e extensão – mas para a Dança, enquanto área do conhecimento.” 
 
O VII Seminário contemplará a apresentação de comunicações científicas pela dinâmica dos Grupos de Trabalho (GT’s), a apresentação de trabalhos coreográficos na Mostra Coreográfica ou em formato de Instalações, e a Exposição de Painéis. Conta ainda com o espaço para Comunicações Externas, isto é, a apresentação de comunicações científicas de membros de outras instituições acadêmicas. Além disso, ainda oferece oficinas abertas ao público e mesa debatedora com convidados renomados. 

O foco deste ano será em pesquisas sobre poéticas da imagem, a partir de relações entre a dança e a linguagem videográfica. Perguntada sobre o porquê de ligar videografia à dança, Maria Alice Motta disse: “Na arte, tanto quanto na ciência ou na filosofia, as pesquisas e discursos atendem às condições especificas de seu acontecimento e pertencem ao ‘movimento espiritual’ de cada época. A dança, como qualquer linguagem artística, está ligada à sua cultura e a seu tempo.” 

Evento

O “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ” acontece no dia 6 de dezembro, às 19h, e entre os dias 7 e 10 de dezembro, das 14h às 21h, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, na Avenida Carlos Chagas Filho, 540. Entrada Franca.

Telefone: (021) 2562-6821.

Para mais informações visite o site: www.seminariodancaufrj.com.br.

Como chegar: www.prefeitura.ufrj.br/transporteintegrado/.

Nenhum comentário: