quarta-feira, 10 de junho de 2009

Chapa QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA obtém expressiva votação nas eleições do CAPED-UFRJ

Entre os dias 2 e 4 de junho, ocorreu o processo eleitoral para escolha da gestão 2009/2010 do Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire (UFRJ). Três chapas concorreram ao pleito. Em primeiro lugar ficou o setor majoritário da última gestão, com 108 votos (Chapa Além do que se vê). Nossa chapa obteve expressivos 55 votos (QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA) e ficou à frente da chapa Educação pela Educação, com proximidades políticas com o velho Movimento Estudantil (36 votos).

Conforme já anunciávamos, continuaremos construindo o novo Movimento Estudantil na Faculdade de Educação da UFRJ. Parabenizamos a chapa vencedora do processo, com a qual estivemos juntos na última gestão, mas reconhecemos os limites ao abrir mão de apresentar um programa político, ignorar o processo de reorganização nacional pelo qual passam os estudantes brasileiros e atacar de maneira simplista a liberdade de organização.

Público comparece ao segundo debate entre as chapas. Ao fundo e à esquerda, Danielle e Maricelma representam a chapa 4.


Raphael Pequeno intervém durante o debate.


Galera da chapa e apoiadores que vêm com tudo sem cansar!


Apuração dos votos na noite de quinta-feira.


Segue abaixo o conteúdo de nosso panfleto de campanha:

É hora dos/as estudantes de Pedagogia escolherem a próxima gestão do Centro Acadêmico. Sob um cenário de crise econômica a nível internacional, os setores dominantes pretendem penalizar os trabalhadores e a juventude. Retirada de direitos, demissões em massa, salários congelados etc. aumentam diariamente.

Em nosso país, o Governo Lula/PT apresenta de maneira fatiada mudanças na Educação que privilegiam os setores privados. Por meio da Reforma Universitária, do REUNI e do novo ENEM, a Educação Pública é atacada e precarizada. Além disso, uma dupla restrição ao direito à meia-entrada para acesso à cultura e ao lazer ocorre, favorecendo a lucratividade dos empresários e estabelecendo o monopólio das carteirinhas pela União Nacional dos Estudantes (entidade que deveria nos representar).

Como isso nos afeta e como podemos modificar a realidade?

Segurança e limpeza terceirizados, professores com contrato temporário, limitada assistência estudantil (Bandejão, bolsas, transporte interno) etc. As dificuldades na retomada do convênio com a Prefeitura do Rio de Janeiro para voltarmos a estagiar nas escolas municipais são reflexos do descaso com a Educação Pública em nosso país.

O Palácio Universitário ser alagado quando chove e aulas serem canceladas é um grande problema. Para “resolver”, a Reitoria propõe através do Plano Diretor a transferência para a Cidade Universitária (Fundão), visando facilitar a entrada dos interesses privados na Praia Vermelha (Centro de Convenções, Hotel-Escola, estacionamento, etc.), adequando-se ao REUNI, sem debater coerentemente uma expansão com qualidade e aspectos como segurança e transporte!

Os desafios são muitos: defender a Educação Pública e construir o novo Movimento Estudantil. Portanto, além de votar na CHAPA 4, é necessário que todos(as) estejam no dia-a-dia das lutas, juntando as nossas demandas específicas às gerais que aparecem nacionalmente. A Pedagogia da UFRJ deve se juntar nacionalmente e fortalecer a construção de uma nova entidade estudantil para conquistar vitórias para a juventude.

Voz, Voto e Ação! O CA é dos/as Estudantes!

Durante as eleições para o CAPED, além de escolher entre três números, os e as estudantes optam também por uma concepção de Movimento Estudantil. Não podemos ecoar pelos corredores a vontade que temos de que a totalidade dos estudantes se represente através de uma democracia direta. Precisamos ser científicos e analisar a realidade concreta ao nosso redor: centenas de estudantes que precisam trabalhar para garantir seus sustentos, outras centenas realizando estágios, participando de projetos de Pesquisa ou Extensão para complementar a sua formação, além de um sistema de créditos que dificulta a permanência de uma turma ao longo do curso.

Em vez de jargões de efeito, esvaziados de um conteúdo político, a proposta da CHAPA 4 é organizar o CAPED por meio de reuniões abertas à participação de quaisquer estudantes, que podem apresentar seus posicionamentos (VOZ), escolher o que melhor represente seus anseios (VOTO) e organizar e participar das atividades realizadas (AÇÃO).

De 2007 para cá...

É importante destacar que o CAPED esteve na inércia durante longos anos, ausente do dia-a-dia, sem prestar contas dos recursos financeiros. Quando “apareceu”, veio para defender, sem discussões políticas com o conjunto dos/as estudantes, projetos que prejudicam a Educação, como o REUNI de Lula/PT. Tal grupo, que não auxiliou em nada na reconstrução do CAPED, hoje deseja retomar a entidade através da chapa 3, que significa um grande retrocesso para o Movimento Estudantil.

Quando esse grupo estava à frente do CA em 2007, por fora e contra a gestão, o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa esteve na vanguarda das lutas na Faculdade de Educação, mobilizando para as lutas contra o REUNI (inclusive propondo a ocupação da Reitoria em 2007), participando e intervindo com qualidade nas Audiências Públicas realizadas pela Reitoria e nas reuniões organizadas pela Direção da Faculdade de Educação, demonstrando a força do Movimento Estudantil.

Por conta disso, nossa atuação foi quem propôs o nome “Além do que se vê” para a chapa que derrotou o grupo ligado à atual chapa 3 e construiu no dia-a-dia junto com o grupo que hoje se encontra na chapa 2.

Realmente de 2008 para cá o CAPED avançou em relação aos anos anteriores. Tais avanços também se devem à atuação de luta protagonizada pela galera que veio com tudo sem cansar. Atividades como o debate sobre o boicote ao Exame Nacional de Avaliação do Desempenho Estudantil (ENADE), participação nos Conselhos de CAs da UFRJ e reuniões do DCE, atuação coerente no Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia (FoNEPe-USP) e no Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe-UFES), lutas contra o REUNI e o Plano Diretor (que visa a transferência para a Ilha do Fundão e transformar o campus da Praia Vermelha em Centros Cultural e de Convenções), atos e mobilizações no Conselho Universitário), campanha ESTÁGIO JÁ! (convocando a participação das demais Licenciaturas no CEG para lutarmos pela renovação do convênio com o Município), criação e atualização do blog e organização da lista virtual de discussões (capedufrj@yahoogrupos.com.br; instrumentos de diálogo aprofundado e publicização de notícias), Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes (11 a 14 de junho na UFRJ; infelizmente a chapa 2 ignorou ou foi contra nossa participação nesse importante evento) são exemplos de protagonismo do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa, além de participarmos das Calouradas de 2008 (churrasco de integração) e 2009 (Luau na Praia Vermelha), do Arraiá da UFRJ, das Congregações da Faculdade de Educação, da revitalização da sala do CAPED (disponibilizando materiais para o uso coletivo), etc.

Sejamos realistas! Exijamos o impossível!

É possível e preciso que o CAPED avance ainda mais. É por isso que a atual gestão está dividida em duas chapas nessas eleições. De um lado, um setor, que é de luta e combativo, mas possui equívocos complicados ao defender jargões através de um falso independentismo e uma caminhada de forma livre e, na prática, isolar a Pedagogia da reorganização que cresce no país. Do outro, a nossa concepção que defende uma relação constante entre o fortalecimento do CAPED e a reorganização do Movimento Estudantil brasileiro, unificando as lutas com os estudantes de outros cursos da UFRJ bem como das demais escolas e universidades do país. Nossa proposta é a criação de uma Coordenação Nacional de Estudantes (CNE), que atue por fora da e contra a União Nacional dos Estudantes (UNE), que não mais nos representa. A CNE deve estar presente no dia-a-dia, construir as mobilizações e lutas apresentando uma Plataforma de Reivindicações dos/as Estudantes Brasileiros/as, ser combativa, autônoma e independente de Governos, Reitorias, Direções etc.

A escalada não termina aqui.

Independente do resultado do processo eleitoral, construiremos o Movimento Estudantil na Pedagogia da UFRJ diariamente, como fizemos desde 2007, sem estar na direção da entidade. Convocamos todos e todas para discutir sobre o quê queremos e defender com todas as nossas forças a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, melhorias de condições de estudo, acesso e permanência, manutenção e ampliação de nossos direitos.

Só a luta muda a vida. E precisamos ir com tudo, pois QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA!


PEDAGOGIA É UNIÃO! NÃO DEIXA O MEC ACABAR COM A EDUCAÇÃO!
QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA!

Apresentamos aqui nossas propostas para a gestão 2009/2010 do CAPed:

REUNIÕES: semanais para organizar atividades, informar sobre cada novidade na Universidade;

ATUAÇÃO NOS ESPAÇOS: representar os estudantes nos espaços de decisão, levando posicionamentos coerentes e discutidos em reuniões gerais; manter contato com os demais CAs e o DCE;

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA: organizar encontros preparatórios para os eventos (ENEPe, FoNEPe) e viabilizar o transporte;

ATIVIDADES CULTURAIS: integração através da exibição de filmes comentados; debates; festas;

ARRAIÁS: organizar a barraca da Pedagogia, arrecadando recursos financeiros;

SEMANA DE EDUCAÇÃO: construir através de um eixo temático proposto pelos estudantes, trazendo convidados relevantes na área educacional;

CALOURADA: atividades de boas-vindas aos novos estudantes, apresentando o curso e o campus; arrecadando junto com eles o dinheiro para a festa de recepção; integrando-os aos veteranos;

GRUPOS DE ESTUDOS: com a participação dos monitores das disciplinas, na medida do possível, para ampliar as discussões da sala de aula;

TEXTOTECA: local para deixar os textos não utilizados e compartilhá-los;

MURAIS: um para informes; outro para a exposição de trabalhos dos estudantes;

VARALZÂO: pendurar textos informativos e documentos importantes;

JORNAL: pelo menos bimestralmente e aberto à contribuição de todos(as), contendo colunas de humor e informações gerais;

BLOG: atualizar semanalmente com notícias da UFRJ e da conjuntura que nos envolve; textos dos alunos, como poesias, poemas, crônicas; concursos; eventos; fotos; vídeos etc.;

SALA DO CA: manutenção dos computadores com acesso à Internet, geladeira e micro-ondas, preservando o espaço;

CAIXINHAS: de sugestões e de pronto-socorro;

PRESTAÇÃO DE CONTAS: bimestral, mostrando toda a circulação financeira.


Essa é a galera que vem com tudo sem cansar:
Danielle Galante (3ºp/tarde); Larissa Fonseca (2ºp/noite); Larissa Peres (2ºp/noite); Laryssa de Assis (2ºp/noite); Maria Emília (3ºp/tarde); Maricelma Oliveira (2ºp/noite); Monique Pagels (1ºp/tarde); Nathalia Alves (2ºp/noite); Noemi Viana (1ºp/tarde); Priscilla Frazão (2ºp/noite); Rebeca Soares (3ºp/tarde).


Declararam apoio à nossa chapa:
Pedagogia: Rosimar Neves; Janete Santos; Rosana Valéria; Carolina Ponciano; Rafaela Rocha; Carina Costa; Christiane Villar; Ana Beatriz Reis; Jaqueline Martins; Deyse Almeida; Rejane Xavier; Jeniffer Stephanie; Mariana Simas.
Mestrado: Gabriel Marques. Doutorado: Bruno Gawryszewski; Bruno Adriano.
Centro Acadêmico de Educação Física e Dança. Pedagogia UniRio: Raphael Pequeno. Coordenadores do DCE Mario Prata 2009/2010:
Luiz “Monstro”, Elielsom, Vivian Dutra, Caliandra Dias, Mauricio Milleo, Maíra Leão, Thiago “Lenny”, Gustavo “Braço” e Daniel Hoefle.

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