domingo, 28 de junho de 2009

Chapa 4 - QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA para o CAEFALF-UERJ

ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ALBERTO LATORRE DE FARIA
- CAEFALF / UERJ –


Quem Vem Com Tudo Não Cansa - CHAPA 4



A seguir está a Carta Pré-Programa de nossa chapa para a Gestão 2009 do CAEFALF / UERJ. Construímos esse material após alguns meses de discussão entre alguns/umas estudantes do curso de Educação Física da UERJ juntamente com a participação de outros estudantes de vários cursos da própria Universidade e demais Instituições.


NOSSA UNIVERSIDADE DENTRO DE UMA SOCIEDADE

Além de manter 54 cursos de graduação e 32 de pós-graduação, a UERJ desenvolve importantes projetos de pesquisa e extensão, cumprindo assim um papel importante, mas não único na sociedade. Neste sentido, é fundamental a compreensão do momento por que passa esta Universidade e conseqüentemente o Instituto de Educação Física e Desportos, ambos localizados dentro de uma realidade muito mais ampla.

Os números, segundo o IBGE, revelam mais de 1 milhão de demissões e o fechamento de mais de 700 mil postos de trabalho. Portanto, não podemos deixar de reconhecer que passamos por um momento de crise mundial onde todas as esferas e setores do sistema mundial sofrem de uma forma ou de outra. Com a Universidade não poderia ser diferente!

Especificamente no campo da Educação, incide um corte R$2 bilhões para o orçamento de 2009, agravando o já recorrente problema da falta de verbas. Seguramente, este corte se reflete no agravamento dos problemas estruturais nas escolas e universidades, vide o último susto ocorrido na manhã de sexta-feira, dia 26 de junho. Por volta das 9h30 um aparelho de ar condicionado pegou fogo, causando um princípio de incêndio na Universidade. Esta é mais uma prova de que a UERJ está a cada dia se desmanchando.

A falta de um bandejão, de ônibus inter campi, de um local apropriado para eventos culturais estudantis, assim como a diminuição da quantidade de bolsas, na maioria das vezes, inviabiliza uma formação humana digna de uma Universidade ainda Pública.

Em contrapartida, já há verbas públicas, do BNDES, destinadas a socorrer da crise os empresários da educação, os tubarões do ensino privado – setor no qual as mensalidades não param de subir, onerando ainda mais os estudantes. Neste momento também nos perguntamos sobre a União Nacional dos Estudantes (UNE). Esta entidade que deveria nos representar encontra-se totalmente ausente do dia-a-dia das lutas e se transformou efetivamente na “Juventude do Mensalão”, auxiliando o Governo nos ataques à Universidade e à Educação.



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS: reflexo da Universidade

Entender as partes como resultado do todo: condição básica que estrutura a Chapa 4 – Quem Vem Com Tudo Não Cansa. O que queremos dizer com isso?

Apesar de ser pouco veiculado, nós temos hoje em dia uma realidade desordenada na UERJ: dissociação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Isso significa condições de estudo e trabalho cada vez piores. Professores fantasmas, currículos limitados e direcionados, cobranças por serviços inerentes à Instituição (pós-graduações pagas ao invés de gratuitas), bolsistas trabalhando em regimes surreais... Enfim. Dizer que esse cenário não se reflete no IEFD seria demagogia de nossa parte. Inclusive podemos perceber dentro da própria comunidade acadêmica da UERJ como também do IEFD os que se calam diante disso.

Porém, não cabe a nós estudantes o papel de denúncias mecânicas, sem apontar em nossas inquietações o conteúdo político que circunda todo o processo.

Para tanto, entendemos ser precedente um Centro Acadêmico que leve o conjunto dos estudantes a entender qual o REAL papel da Universidade Pública.

Uma Instituição nos marcos da UERJ assim como o seu Instituto de Educação Física e Desportos não podem se render à lógica mercadológica onde a Educação é tratada como mera mercadoria, onde a pesquisa é negociada como se fosse um produto qualquer que gerará lucros exorbitantes a determinado Laboratório ou Professor/a.

Precisamos responder ao nível o desafio que por hora nos é colocado: reorganizar as lutas do Movimento Estudantil dentro do IEFD / UERJ, como conseqüência é claro de toda uma reorganização do conjunto do Movimento Estudantil a nível Nacional.

Propomos, portanto, a Chapa 4 – Quem Vem Com Tudo Não Cansa como alternativa necessária capaz de unificar as necessidades diárias dos estudantes dessa Instituição, potencializando assim a retomada do Centro Acadêmico de Educação Física Alberto Latorre de Faria ao cenário de lutas nacional.

É nosso papel, nossa tarefa, nosso desafio: Vamos Com Tudo Sem Cansar!


Nesse sentido, nós componentes da Chapa 4 - Quem Vem Com Tudo Não Cansa, solicitamos moções de apoio das Entidades (ExNEEF, C.As / D.As ), Estudantes e Professores/ as de forma a legitimar ainda mais nossa atuação combativa dentro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: