quarta-feira, 27 de maio de 2009

Utilização do ENEM pelas Universidades*

*FOLHA DIRIGIDA
22/05/2009

Veja como as instituições federais de ensino superior estão se comportando com relação à proposta do MEC de utilizar o Enem para substituir o vestibular tradicional.
REGIÃO CENTRO-OESTE
Universidade de Brasília - Adotará o Enem no segundo vestibular de 2010.
Universidade Federal de Goiás - Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do seu processo seletivo. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão.
Universidade Federal do Mato Grosso - Já utiliza 20% da nota do Enem combinada à nota do vestibular. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única.
Universidade Federal de Grande Dourados - Em 2009, adotará o Enem para o preenchimento de vagas remanescentes do vestibular. A instituição analisa a possibilidade de usar o exame para preencher parte das vagas ou todas, em 2010.
REGIÃO NORDESTE
Universidade Federal do Vale do São Francisco - Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública.
Universidade Federal da Bahia – Adotará o exame em fase única para os quatrocursos de Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal do Maranhão – Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Federal do Piauí – Adotará fase única para 50% das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009.
Universidade Federal de Pernambuco – Adotará o Enem para a 1ª fase. Está emdiscussão o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal Rural de Pernambuco – Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
REGIÃO NORTE
Universidade Federal da Amazônia – A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes.
Universidade Federal do Tocantins – Em 2009, 25% das vagas serão preenchidas pelo uso do Enem como fase única. 25% das vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Exame.
REGIÃO SUDESTE
Universidade Federal do ABC – Adotará o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal de São Paulo – Todos os cursos adotarão o Enem pelo menos como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem).
Universidade Federal de Alfenas – Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
Universidade Federal de Itajubá – Adotará o Enem como 1ª fase já em 2009.
Universidade Federal de Juiz de Fora – O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Lavras – O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Minas Gerais – Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011.
Universidade Federal de Ouro Preto – Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da 1ª fase. Em fase de decisão para o processo seletivo de 2010.
Universidade Federal de São João Del Rey - 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem, como fase única. Os alunos que quiserem poderão usar a nota para a primeira fase do processo seletivo. O exame será usado também para preencher as vagas remanescentes.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Adotará o Enem como faseúnica e para preencher vagas remanescente já em 2009.
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Adotará o Enem como primeira fase.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Adotará o Enem como fase únicaem 2009 e para as vagas remanescentes.
Universidade Federal Fluminense - O Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota também servirá como bônus de 10% a 15%, na segunda fase, para os alunos oriundos da rede pública de ensino.
REGIÃO SUL
Universidade Federal do Rio Grande – Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes.
Universidade Federal de Pelotas – Adotará o Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Adotará o Enem em fase única ediscute adotar para vagas remanescentes.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Federal do Pampa – Adotará o Enem em fase única a partir de 2010 e discute adotar para vagas remanescentes.
UNIVERSIDADES NOVAS (Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão.
Universidade Federal da Integração Amazônica – Adotará o Enem em fase única.
Universidade Luso Afro-Brasileira - Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão.
Universidade Federal da Fronteira Sul – Adotará o Enem em fase única. Aluno de escola pública terá bônus.

Nenhum comentário: