terça-feira, 19 de maio de 2009

Proibição de venda de bebidas alcoólicas repercute no Consuni*

*Jornal da AdUFRJ - 18/05/2009

Estudantes tentam, pelo menos, viabilizar comercialização
durante o tradicional “Arraiá da UFRJ”

A mais recente proibição da venda de bebidas alcoólicas nos campi da UFRJ repercutiu na última sessão do Consuni, de 14 de maio. A representação discente foi quem mais criticou a medida, tomada pela reitoria após uma briga em festa da Escola de Comunicação, em meados de abril.
Rafael Nunes disse ter dialogado com representantes da Prefeitura Universitária e da reitoria sobre a importância dos eventos culturais realizados pelo DCE. Para ele, o problema passa longe da violência do último episódio e tem mais a ver com o barulho provocado nas proximidades de onde se vende a bebida, perturbando as aulas. Situação que, segundo Rafael, poderia ser resolvida com a permissão para uso, pelos estudantes, de espaços apropriados para as confraternizações.
De acordo com Gabriel Marques, outro conselheiro estudantil, os representantes de 30 centros acadêmicos escreveram uma carta para buscar a liberação da comercialização da bebida para o tradicional “Arraiá da UFRJ”, marcado para 5 e 6 de junho, no campo de futebol do campus da Praia Vermelha.
Daniel Bicalho Hoefle, do Diretório Acadêmico da Escola de Química (DAEQ), leu a carta em nome dos centros acadêmicos que vêm organizando o “Arraiá”. Segundo o documento, o arraial deve preservar a tradição das festas juninas, por exemplo, como a venda do “quentão”: “Vamos permitir que a festa aconteça na sua integridade!”, encerrou o texto.
Por outro lado, a decisão da administração central ganhou o apoio de vários professores. Representante dos professores Adjuntos Doutores do CFCH, Lilia Pougy saudou a proibição da venda de bebidas: “É incompatível a atividade de ensino com a venda de bebidas alcoólicas nos campi. O que não significa que esteja se cerceando a possibilidade de integração acadêmica”, disse.
O decano do CCJE, Alcino Câmara, reiterou o apoio à proibição da venda regular de álcool na Praia Vermelha pelo prejuízo às aulas em prédios próximos ao barulho dos bares: “Acho que se pode discutir a questão do arraial, que ocorre no campo de futebol, longe das aulas”, afirmou.
O reitor Aloísio Teixeira, no entanto, não deu margem a nenhuma exceção. Observou que as reclamações sobre a venda de bebida alcoólica na Praia Vermelha já vinham acontecendo de longa data. “Vários diretores já solicitavam a proibição. Vários colegiados de unidades e o próprio Conselho Superior de Coordenação Executiva já se manifestaram nesse sentido. Face aos acontecimentos recentes, não tive outra coisa a fazer a não ser cumprir a lei. Tem uma lei que proíbe a venda de bebida alcoólica na universidade”, explicou.

Conselho Participativo

Foi aprovada proposta da reitoria de ampliação do Conselho Participativo do Plano Diretor da UFRJ. Serão convidados representantes das reitorias das universidades públicas do Rio, mais o diretor do Cefet-RJ e o presidente da “vizinha” Fiocruz. Também será convidado o presidente do Fórum de Reitores do Estado do Rio de Janeiro (Forerj), do qual também fazem parte instituições particulares.
Uma outra proposta, do professor Carlos Vainer (Titulares do CCJE), também acatada pelo colegiado, permite que a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) indicasse um representante para o Conselho Participativo.

Novos eméritos


O colegiado aprovou a concessão do título de Professor Emérito a Alice Rangel de Paiva Abreu (IFCS) e a Carlos Russo (Escola de Química).

Novo Enem


Gabriel Marques também citou a ocupação estudantil realizada em prédio da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso, no início daquela semana, contra a adesão ao chamado novo Enem do MEC: “Infelizmente, essa questão tem sido tratada de forma bastante acelerada aqui na UFRJ”, disse.

Conhecendo a UFRJ


A pró-reitora de Extensão, Laura Tavares, convidou os presentes para participarem da próxima edição do “Conhecendo a UFRJ”, evento que apresenta a universidade aos estudantes do ensino médio, nos dias 20 e 21 de maio, nas dependências da EEFD.

Nenhum comentário: